Selva-Quintal Comum

OFICINA 2 – Selva-Quintal Comum
Responsável: Francesco Careri – LAC_laboratorioarticiviche – Universitàdegli Studi Roma Tre

www.articiviche.net

LaboratorioArtiCiviche é um grupo de pesquisa interdisciplinar que procura interagir criativamente com os cidadãos através da pesquisa-ação e de projetos para visando uma transformação coletiva e compartilhada do ambiente construído.
A partir das experiências lideradas por Francesco Careri, fundador do Stalker, artista, arquiteto e pesquisador, o Laboratorio Arti Civiche vem desenvolvendo estudos e projetos tanto em ocupações squat como em assentamentos informais em Roma além de outros projetos focados em habitação inclusiva e habitação de emergência, naspossibilidades de auto-construção, na re-criação e na reapropriação dos espaços públicos. Há, também, um enfoque especial sobre a exclusão social e espacial das populações ciganas e a redefinição do seu direito à cidade.

RESUMO:
Nossa proposta objetiva “ativar” um lote abandonado em uma favela, uma espécie de selvinha, como local semi-privado comum. No primeiro dia os participantes deverão reunir-se em um ponto de encontro (por exemplo, na Faculdade de Arquitetura) para em seguida passearem juntos em uma “transurbance”, através de interstícios urbanos. Cada participante trará uma rede para dormir.

No almoço o grupo deverá parar na selvinha, no meio da favela. No resto do dia o local será coletivamente trasformado para uma festa com performances e experiências lúdicas que acontecerão à noite. Durante a festa, através do repartir alimentos, das palestras públicas e de situações de jogo, a interação dos nossos corpos com o lugar deverá destacar suas potencialidades enquanto espaço público, catalisando uma possível transformação duradoura nesta direção e permitindo que os moradores da favela apropriem-se do que era simplesmente uma sobra.

A festa será apenas a materialização espacial de um longo processo iniciado alguns dias antes com parte dos participantes e/ou guias locais. Na fase inicial o grupo irá procurar por um local em potencial, entendendo com os moradores das imediações que tipo de imaginação o lugar estimula, o que eles enxergam de potencial em nossa proposta, quais alternativas eles propõem e em que grau eles gostariam envolver-se.

No segundo dia, o grupo deverá trabalhar com a vizinhança para organizar os materiais realizados e coletados durante o processo, a ser apresentado no Seminário de Articulação.

Duração / Horários: das 9h30 do dia 23/04 às 17h do dia 24/04
Local : a combinar
Vagas: 20 pessoas

2 respostas em “Selva-Quintal Comum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s