OFICINA 13 – Perfomar a lentidão
Responsável: Thiago de Araujo Costa – Jardim Equatorial – residência artística
RESUMO:
A proposição tem como foco fortalecer a compreensão sobre a lentidão urbana, sua potencia de desestabilizar o paradigma da cidade estratégica, sua amplitude sensorial e também política. Serão elaborados coletivamente alguns exercícios de lentidão, que incorporam sentidos performativos, deambulatórios e perambulantes na percepção dos espaços urbanos.
Introdução (embasamento bibliográfico + proposições artísticas + desestabilização epistemológica + produção de corporeidades): 1) o papel da lentidão no pensamento da cidade contemporânea: a herança de Milton Santos; 2) encadeamentos da epistemologia-Sul: chances lentas em meio ao pensamento pós-colonial; 3) Micro-políticas da lentidão: performatividade e entropia; 4) cidade lenta#percepçao lenta da cidade; diferenciações imprescindíveis; 5) Ritmos animais e inumanos: proposições e estudos de caso.
Desenvolvimento prático: 1) Deambulações: a viabilidade dos exercícios de lentidão; 2) Notação de efeitos e reverberações; 3) Investigação de estados corporais provenientes de deslocamentos e deslocalizações;
Conclusão: Urdidura de relatos perpassando imagens, palavras e gestos.
Duração/horários:
Duração: 08 horas
23/04: 16h às 20h
24/04: 17h às 21h
Local : Federação e São Lazaro
VAGAS: 10
mais informações no site: http://www.jardimequatorial.info
Pingback: Confira imagens da oficina Perfomar a lentidão | CORPOCIDADE 3