Os ouvidos das ruas ou Auscultadores urbanos

OFICINA 1 – Os ouvidos das ruas ou Auscultadores urbanos
Responsável: Aline Couri Fabião – KUARASY/GEMA/LEU/N-IMAGEM/SONOLOGIA – UFRJ

RESUMO:
Esta oficina é proposta como um exercício de sensibilização e reflexão em relação à escuta da cidade. Objetiva-se investigar aspectos das paisagens sonoras de Salvador.
Quais as relações entre os homens e os sons de seu ambiente? O que acontece quando esses sons se modificam? O que podemos identificar como mudanças recentes? Quais sons vêm persistindo por mais tempo, ao longo dos anos? Que tipos de sons preservar, incentivar ou desestimular? O que torna um local agradável ou repressor do ponto de vista da escuta?
Como ferramentas iremos construir “ascultadores”(*) analógicos baratos e fáceis de serem construídos . Consistem em piezos metálicos (discos que funcionam como captadores sonoros), circuitos integrados, fios e entrada para headphone p2. Também poderemos gravar sons – se assim considerarmos necessário – ligando um celular ou gravador de som através dessa entrada p2. Busca-se, através do uso de ferramentas fabricadas pela ideologia do “faça-você-mesmo” inserir, no debate sobre cidades, questões sobre mídia, obsolescência, tecnologias e difusão do conhecimento.

(*) O material para construção dos ascultadores é barato e de fácil montagem. A proponente da oficina dará as instruções necessárias, explicará seu funcionamento e disponibilizará peças e kits semiprontos. Este acaba sendo mais um aspecto que definiu o numero de vagas disponíveis.

Dia 23/04:
10h
Apresentação da proposta da oficina. Introdução à conceitos como “escuta reduzida” de Pierre Shaeffer; “paisagens sonoras” de Shaeffer, dentre outros. Um pequeno texto-provocador que será distribuído aos participantes afim de fomentar debates iniciais.
10h30
Informações e explicações sobre o kit de escuta. Montagem dos ascultadores.
[almoço]
14h
definição coletiva de “regras” das derivas urbanas a serem realizadas
16h
derivas vespertinas

Dia 24/04:
10h
derivas matinais
[almoço]
14h
Reflexões e debates. Que sons nos são convidativos? Quais nos repelem? Que tipos de impactos têm sobre nosso corpo e pele? O que podemos apreender sobre uma cidade a partir de seus sons?

Duração/horários:
Dia 23/04: 10h às 17h (podendo os participantes continuarem as derivas pela noite, se assim quiserem)

Dia 24/04: 10h às 17h

Local e condições: Os ascultadores são de fácil montagem e portanto a escuta será facilmente realizada por todos os participantes da oficina. Entretanto estes devem dispor, cada um, de fones de ouvido com saída p2. Seria interessante que os participantes tivessem um dispositivo para gravar os sons, como celulares, gravadores, etc. Porém este não é requisito essencial (compartilharemos os disponíveis).

VAGAS: 08

Anúncios

3 respostas em “Os ouvidos das ruas ou Auscultadores urbanos

  1. eu gostaria de partissipar dessa oficina OFICINA 1 – Os ouvidos das ruas ou Auscultadores urbanos
    Responsável: Aline Couri Fabião – KUARASY/GEMA/LEU/N-IMAGEM/SONOLOGIA – UFRJ

  2. Pingback: Confira imagens da oficina Os ouvidos das ruas ou Auscultadores urbanos | CORPOCIDADE 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s