MUsA

OFICINA 9 – MUsA
Responsável: José Clewton do Nascimento – Grupo de Estudos Morfologia e Usos da Arquitetura (MUsA) – UFRN

RESUMO:
A oficina tem como objetivo propiciar uma atividade de apreensão do espaço que prime pela observação das praticas sociais estabelecidas nos espaços públicos, a partir do que a cotidiano nos apresenta, e como essas leituras podem subsidiar intervenções nesses espaços.
Nessa perspectiva, a oficina trabalhará com a dimensão espaço temporal, ou seja, a relação de simultaneidade entre o “tempo que urge” da lógica globalizada, e o “tempo lento”, presentado pelas apropriações do espaço vivido, amparado nas referências teórico-conceituais de Henri Lefebvre, notadamente o pensamento lefebvriano sobre a produção do espaço.
Para o desenvolvimento dos produtos da oficina deverão ser trabalhadas diferentes linguagens e formas de expressão que propiciem as diversas apreensões dos espaços a serem experimentados (desenhos, vídeos, poesia, etc).
A oficina será estruturada a partir dos seguintes momentos:
1. Conversa inicial. Apresentação e discussão de conceitos: tríade lefebvriana da produção do espaço (vivido, percebido, concebido); espaço público como lugar, que é determinado física e simbolicamente, pelos usos que o qualificam e lhe atribuem sentidos de pertencimento; a relação espaço-temporal e o “homem do tempo lento”;
2. Prática de experimentação do espaço: estabelecimento de um percurso por trecho da cidade de Salvador, tendo em vista a apreensão das práticas sociais estabelecidas nos espaços públicos selecionados (a priori, estão previstos seguintes espaços: largo 2 de julho, praça da Piedade e Barroquinha).
3. Apresentação dos “produtos” das “experimentações”: Conversa final (ou conversa inicial …). Possibilidade de exposição dos resultados nos próprios espaços apreendidos, ou em outros espaços da cidade.
Deverá ser prevista também a possibilidade do registro das etapas da oficina, através de vídeos, fotografias, etc.

Duração/horários: 10 horas
dia 23/04: de 9h às 12h; de 14h às 18h;
dia 24/04: de 9h às 12h
Local : Espaços públicos (previsão para utilização do largo 2 de julho, da praça da Piedade e da Barroquinha)

VAGAS: 15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s