LEU

OFICINA 7 – LEU
Responsáveis: Iazana Guizzo e Cristiane Kinjink – Laboratório de Estudos Urbanos LEU – UFRJ

Proposta: De que práticas o nosso habitar se constitui? Quais os sentidos comumente atribuídos à constituição do território? Criamos hábitos estéticos ou preenchemos a casa de movimentos funcionais?
A partir dessas problematizações a nossa aposta recai sobre a potencialização e/ou produção de hábitos estéticos inseridos no habitar. Isto é, nas práticas que implicam o próprio corpo ao produzir uma expressividade afetiva em torno do morar. Tais práticas corporais podem ser pensadas tanto na feitura do próprio corpo sobre si mesmo como na produção de outro corpo, objeto e lugar.
A oficina trabalhará com as práticas que constituem o habitar de cada participante. Aspira-se fazer destas práticas uma possibilidade de trabalho de si sobre si (Foucault) e, portanto, retirá-las do âmbito privado para que ganhem relação com os modos de estar com o outro na vida urbana. Para tal, serão propostos exercícios para desenvolver as seguintes habilidades:
Corpo consciente: é um corpo presente. Para isso será trabalhada a modalidade de atenção do corpo de modo a torná-lo disponível mais aos processos que aos objetivos que cada prática encerra.
Corpo narrativo: é um corpo que pode desvencilhar-se do caráter funcional das práticas e alimentar o habitar de imaginação e invenção. Para isso será trabalhada a construção de uma pequena narrativa envolvendo as práticas do habitar.
Corpo crítico: é um corpo que exercita o pensamento e desenvolve uma escuta para poder captar as forças do presente e com elas saber jogar dentro de princípios éticos. Para isso teremos ao longo da oficina momentos para apresentação e discussão teórica da metodologia em experiência.
A oficina busca problematizar e potencializar o modo de habitar – usando para tal habilidades corporais da dança e da psicologia – a fim de politizar a partir de si o modo de estar com o outro na cidade.

Duração/horários: A oficina será ministrada nos dois dias inteiros. Iniciando 10h da manhã e terminando 19h.

VAGAS: 15 VAGAS

Anúncios

2 respostas em “LEU

  1. Pingback: Confira imagens da oficina LEU | CORPOCIDADE 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s