Poéticas Tecnológicas

OFICINA 5 – Poéticas Tecnológicas
Responsáveis: Francisco Zorzo e Cristiano Figueiró – Poéticas Tecnológicas e Tr. Opus – UFBA

RESUMO:
A idéia de pesquisar os jogos de cintura visa atentar para o movimento em interações no espaço público para fora dos espaços instituídos (sejam academias, escolas ou outros centros culturais e religiosos). A metodologia de campo considerada mais indicada é a de realizar laboratórios preparatórios com alguns grupos de pessoas e posterior interação em ambientes urbanos, em que o grupo interage com a comunidade e circula no espaço coletivo. Contamos com a colaboração de um conjunto de alunos, do IHAC e dos grupos de pesquisa proponentes, que vão servir de oficineiros durante o evento. Os oficineiros estarão afinados com práticas que contemplam a ginga e do jogo de cintura, considerados aqui como um importante fundamento das relações interativas e corporais na sociedade brasileira. Como disse Mestre Pastinha (1889-1981) elas negam e afirmam, tem entrada e saída, a negativa e o positivo, a mentira e a verdade. Alunos e integrantes das oficinas deverão ser multiplicadores do processo cognitivo alcançado no correr das experiências. Para que as atividades no correr de abril de 2012 venham a culminar num bom resultado, deveremos partir de material coletado e elaborado anteriormente, que servirá de aquecimento durante as oficinas. Conjuntamente com as atividades das oficinas, em campo, estaremos captando e relatando as impressões e os movimentos através de uma metodologia de registro. Nesse quesito contaremos com os procedimentos desenvolvidos pelo grupo Poéticas Tecnológicas, com seu ferramental computacional e eletrônico, que ficará, ademais, encarregado de coordenar uma ação em Lan House no dia 24 de Abril, dispondo de blog para as oficinas e imprimindo material produzido nas atividades.

Duração/horários: As primeiras oficinas ocorrerão em espaços coletivos durante 04 horas. A seguir as atividades ocorrerão em espaços públicos da cidade, com 04 horas. Por fim, num trabalho de finalização, haaverá um encontro em Lan House, com mais 04 horas.

Local: Escolas e centros culturais selecionados e interações com a comunidade em lugares e trajetos (espaços públicos) na Ribeira/Calçada Nordeste de Amaralina/Rio Vermelho e UFBA/Campus de Ondina.

VAGAS: 45

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s